quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Músicas de Filmes de Bikes - Capítulo III

Desta vez o tema é abordado de outra forma. Tudo começa em 1963 quando é lançado nos estados unidos um vídeo ilustrativo dos perigos associados a uma má condução de uma bicicleta em zonas urbanas. Poderia ser apenas mais um, como muitas campanhas de segurança rodoviárias que surgem frequentemente, mas não, talvez devido ás experiências com substâncias psico-activas, ou algo semelhante, todo o vídeo é insólito. Começando pelas personagens intervenientes, são crianças mascaradas com estranhas caras de macaco e umas caudas longas e arrebitadas. A banda sonora é intrigante e vintage (mesmo para a altura) misturando animadas canções com efeitos sonoros representativos do que vai acontecendo. A narração e o enredo combinam com os anteriores aspectos referidos, e só por isso vale a pena dar uma vista de olhos. Está aqui .

Nos últimos anos tem havido um sentimento revivalista desta produção por entre algumas das bandas do "indie-rock" mais alternativo, e surgiram video-clips bastante interessantes que remisturam imagens deste nosso filme, acompanhados pela música que cada banda assim deseja.

Comecemos pelos Boards of Canada, uma banda escocesa de indie-experimental, virada para a electrónica downtempo, que apresenta o tema Everything You Do is a Ballon:



Da Alemanha temos os Weekend Wolves, que num registo mais rápido apresentam Karma:


Numa onda mais Pop temos os americanos Cults, com Go Outside.
Também de NY, os Phantogram apresentam Bloody Palms.
Os The Lamps num registo mais pesado fazem também uma paródia
Duma forma mais melancólica, os Dr Dog fizeram a sua com Fools Life.
Muitos mais vídeos há nesta onda, tais como "St Peter" dos The Black Spiders  e "January" dos Venetian Snares entre outros que vão surgindo.

Dos que aqui trouxe, destaco os dois primeiros, que descobri mesmo pela música em si e não pela ligação ao mesmo video.

Retirei os videos pelo lento carregamento que causam no blog. Podem ser consultados no Youtube.

Sem comentários: