sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Meio Metro de Pedra

Meio Metro de Pedra é o filme/ documentário sobre o rock português. Mas o rock a sério, não são essas mariquices do Rui Veloso e sei lá o quê.

Vai mais atrás que isso, mostra como começou e como se viveu o rock nos anos 50 e 60, a quantidade enorme de bandas que houve e o grande fluxo de gente que movimentou. Os atritos causados pelo regime vigente na altura, que de uma forma direta impediam a divulgação do que era novo, o medo do rock, da agitação social, e mesmo o serviço militar obrigatório e a guerra nas colónias, assim como de forma indireta boicotava a informação vinda do estrangeiro, obrigaram este movimento a ser bastante criativo.

Contudo teve que permanecer semi-oculto, teve que permanecer underground, não podiam dar nas vistas.

E, apesar de terem sido milhares a viverem essa época, acabaram por ser esquecidos. Depois do 25 de abril as premissas eram outras, os cantares eram outros, o movimento já estava passado, já não se voltou a pegar nisso. O mainstream mudou mas a contra-cultura manteve o estatuto.

E o movimento continuou a evoluir. Tivemos espaço para psicadélico, para punk e para outros rocks. E ainda hoje anda por aí, com concertos em bares e salinhas, com programas de rádio noctívagos e amadores.

Conta com a participação de Daniel Bacelar, Adolfo Luxúria Canibal, Victor Gomes, Henrique Amaro, Tó Trips, entre outros, pode ser visto em

http://www.meiometrodepedra.com/

Obrigatório.

Sem comentários: