sábado, 16 de janeiro de 2010

Samurai Champloo



Ora juventude, não sei se muitos são adeptos das novas sonoridades orientais, eu sou, e após ter visto o anime do título, fiquei espantado com a qualidade musical daquilo. Aliás, fiquei ainda mais espantado depois de ter arranjado os albuns e de os ter ouvido por si só. Não era de esperar, pois o anime é do mesmo realizador que o Cowboy Bebop, que tem uma excelente banda sonora jazz e beat da autoria de Yoko Kanno.

Tratam-se de arranjos musicais ecléticos, com batidas hip hop, jazz, ambiente, funk, r&b (que eu pessoalmente confesso não apreciar por aí além), e mesmo de inspiração nipónica clássica. Muito poucas são as faixas que utilizam vozes (geralmente as de r&b - passar à faixa seguinte), o que faz sentido, pois trata-se de um produto lançado mais para o mercado ocidental, onde raps e cantarolice exagerada em japonês podiam ser um factor inibidor de vendas.

São 4 albuns ao todo, da autoria maioritária de DJ Tsutchie, dos hip hoppers Force of Nature e Shing02 e dos produtores Nujabes e Fat John (o único americano).

Sem comentários: