sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Dead Rock Stars (pt.1) - Bon Scott [AC\DC]

Quando se fala em AC\DC, não nos referimos apenas ao termo utilizado para Corrente Alterna\Corrente Contínua. Referimo-nos também ao nome de uma das mais conceituadas bandas de Rock em todo o mundo. Banda esta criada por Angus e Malcolm Young em 1973 em Sydney.
Mas não é pra vos falar da história da banda que escrevo, isso ficará, quiça, pra uma outra oportunidade.
Hoje trago até vós a memória de Bon Scott (1946-1980), vocalista da banda desde a sua formação oficial em 1974 até 1979, tendo tido participação em diversos albuns, "High Voltage", "T.N.T", "Dirty Deeds Done Dirt Cheap", "Let there Be Rock", "Powerage", "If you Want Blood (Live)" e "Highway to Hell", possivelmente o album de maior sucesso da era Bon Scott e dos mais bem sucedidos da banda, sendo apenas ultrapassado por Back in Black, primeiro album da era Brian Johnson. Para os mais curiosos, Back in Black é um tributo a Bon Scott. Contudo, a sua carreira n se resumiu a vocalista dos AC\DC, fez parte de bandas não tão conhecidas como é o caso dos The Valentines ou dos Fraternity. Mas n começou nos AC\DC como vocalista, Bon Scott chegou a ser motorista da banda, onde mais tarde sido seleccionado em casting, tendo substituido o vocalista Dave Evans.
Bon apresentou-nos uma atitude e aspecto "Bad Boy" e uma silhueta esguia, que aliadas á imagem "School Boy" de Angus Young, nos trouxe uma poderosa dupla (o videoclip da música "Baby Please Don't Go", é um bom exemplo deste facto) que falando em termos de espectaculo, é simplesmente genial.
Mas foi ano de 1980, a desgraça aconteceu. Após uma noite de abusos alcoolicos em Londres num bar de nome MusicMachine (nos dias de hj conhecido como KOKO), Scott foi deixado a dormir no carro. Quando o foram acordar de manhã, repararam que se encontrava sem sentidos e rapidamente foi levado ao hospital de King's College, onde já chegou sem vida. Dizem que se afogou no seu proprio vómito, mas ha quem afirme que morreu devido a uma overdose de heroína, mas oficialmente, a sua causa de morte deveu-se a uma intóxicação alcoolica. Bon tinha 33 anos. Scott foi depois substituido na banda por Brian Johnson que permanece como vocalista da banda até aos dias de hoje.
Uma voz genial, uma atitude brilhante e um carisma sem igual, na minha opinião, Bon Scott foi simplesmente genial, ousava mesmo dizer uma lenda.
Mais um nome no obituário do Rock.

Deixo-vos com o videoclip de "Dirty Deeds Done Dirt Cheap":

1 comentário:

jv- disse...

Possivelmente o primeiro a tocar gaita de fole no género..
...Its A Long Way To The Top If Ya Wanna Rock And Roll...