terça-feira, 16 de outubro de 2007

The Chemical Wedding


Um dos albuns da minha colecção, e um dos meus favoritos e do qual eu não poderia deixar de o referir e prestar a ele a sua devida homenagem.
Bruce Dickinson, nome que para muitos não é familiar, começou a sua carreira musical numa banda de seu nome SHOTS (1977 a 1979) tendo mais tarde integrado outra banda, os SAMSON (1979-1981), mas foi em Setembro de 1981 que a sua carreira mudou, altura em que se juntou aos IRON MAIDEN, após a saida do vocalista Paul Di'Anno, conseguindo elevar a banda ao estatuto que hoje em dia ocupa e tornando-se numa das mais clássicas e poderosas vozes do passado, no que diz respeito ao heavy metal. O seu primeiro album a solo, "Tattooed Millionaire",data de 1990. Em 1993, abandona os IRON MAIDEN e concentra-se na sua carreira a solo, onde lançou mais quatro albuns de estúdio e dois albuns ao vivo : "Balls to Picasso"(1994), "Alive in Studio A"(1995), "Skunkworks"(1996), "Accident of Birth"(1997), "The Chemical Wedding"(1998), "Scream for me Brazil"(1999). Em 1999 volta a integrar os Iron Maiden, banda da qual ainda faz parte até ao corrente ano, tendo mantido em paralelo a sua carreira a solo, sendo lançados em 2001 um BEST OF e em 2005 "Tyranny of Souls".
Após uma breve e resumida biografia de Bruce Dickinson, falemos do albúm em questão.
Lançado em 1998, neste album Bruce Dickinson conta com o seu produtor e guitarrista Roy Z, Adrian Smith (tb ele menbro dos Iron Maiden) na Guitarra, Eddie Casillas no baixo e David Ingraham na bateria, mantém o experimentalismo, continuando a formula começada do seu predecessor "Accident of Birth". "The Chemical Wedding" é um album bastante bem constituido, conseguindo inovar dentro do género, apostando num som mais pesado, onde ao longo dos temas somos brindados com poderosos riffs das guitarras e pela voz melodiosa de Bruce Dickinson. Destaque especial vão para esses temas, inspirados nas obras de William Blake, onde alguma da sua poesia é dita algures pelo meio, pela voz de Arthur Brown. A própria capa do album é uma das obras de Blake intitulada "The Ghost of a Flea". Dentre os temas, destaco "Chemical Wedding", "The Tower", "Book of Thel", "Gates of Urizen" e "Jerusalem", sendo este último bastante mais calma, progredindo ao longo da música.
Em resumo, "The Chemical Wedding" é um bom album de heavy metal, um album bastante inovador para o género e sem dúvida, foi criado um clássico. Recomendo a todos, gostem ou não do género.

Faixas

  1. "King In Crimson"
  2. "Chemical Wedding"
  3. "The Tower"
  4. "Killing Floor"
  5. "Book of Thel"
  6. "Gates of Urizen"
  7. "Jerusalem"
  8. "Trumpets of Jericho"
  9. "Machine Men"
  10. "The Alchemist"


Sem comentários: