terça-feira, 20 de novembro de 2012

Letras

Venho aqui abordar um assunto delicado, as letras das canções. Vou falar de duas em especial, que apesar de não serem as melhores do mundo, acho que merecem algum destaque.

A primeira pertence a uma banda de que nem gosto muito, os Muse. A música é Unsustainble.

Pegando num corolário da segunda lei da termodinâmica, os Muse criam uma metáfora em que associam os efeitos descritos com a evolução económica global. Apesar de não gostar muito da música, acho que a ideia é muito boa, original e acima de tudo, transmite uma mensagem bastante forte.


Podem ouvir aqui.


A segunda, minha favorita destas duas, é a You dos Gold Panda. A letra desta música é somente, passo a citar, "You and Me". Mas a forma como é entoada leva-nos a um universo totalmente diferente de comunicação, onde a imaginação é crucial, mas a percepção bastante agradável.

Deixo o video:


3 comentários:

Bino Lento disse...

Não é assim tão delicado. Até é simples: há músicas com mensagem e outras que não. O Bob Dylan ou o Leonard Cohen ou o Johnny Cash são poetas. Geralmente as músicas em si não são propriamente ricas ou compostas, mas transportam uma mensagem que interessa.

Nos outros casos as letras (as vozes) funcionam essencialmente como um instrumento, em que interessa sobretudo como soa, a métrica, e não o que diz. Pode só dizer «Better Not Stop Moving» como o We Trust ou dizer «The Raindrops» 50 vezes como os Radiohead ou ainda «1 2 3 4 5» como os Kraftwerk e soar tudo muito bem!

bst disse...

Essa música dos Muse tem WUB WUB.

Quem diria

jv- disse...

bino disse que era delicado porque é sempre controverso, uns gostam, outros detestam, outros nem ligam...


bst tem wub wub e eu não gosto ! : O