quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Hommage à José Afonso




Com a colaboração da associação José Afonso (Lisboa).


Uma voz rebelde, um despertar de consciência

José Afonso
é, sob a ditatura de Salazar e Caetano (1932-1974), uma das vozes mais ouvidas pelos opositores ao regime. Uma voz rebelde quando Amália Rodrigues domina os palcos. Difundida na noite de 25 de abril de 1974, Grândola, uma das canções de protesto, dá o sinal para a revolução dos Cravos. Ouvida em todo o país, torna-se um hino. Conhecido do grande público, tanto em Portugal como no estrangeiro, o autor não cede à tentação de ser um ídolo; a sua função é de outra natureza, despertar consciências.

José Afonso escolheu a canção como uma arma política. Para assegurar o impacto das suas letras, poéticas, ele imagina melodias sólidas, suportadas por ritmos eficazes. A voz seduz imediatamente. Ela traduz uma viva sensibilidade e exprime todos pormenores de uma emoção.

Autor de catorze discos, José Afonso faleceu em 23 de fevereiro de 1987. Está sepultado no cemitério de Setúbal: uma sepultura modesta, à sua imagem.

Cerca de trinta anos após uma série de concertos no Théâtre de la Ville, é a memória dessa voz rebelde e desse despertar de consciências que se celebra: uma noite em sua homenagem, sob a direçãomusical de Júlio Pereira (acompanhado por quatro músicos), ao seu la no placo, em Paris, em novembro de 1981, em que participaram Francisco Fanhais, um dos seus companheiros, João Afonso, o filho e também cantor, fadista António Zambujo, a talentosa cantora cabo-verdiana Mayra Andrade e Yara Gutking, voz que acompanha e Júlio Pereira.


tradução livre a partir do texto de
Jacques ERWAN

E tudo isto porque está marcado para o próximo 21 de novembro uma homenagem ao Zeca em Chatelêt, mesmo no meio de Paris. (link)

UPDATE: ESGOTADO (não fui)

2 comentários:

jv- disse...

Portanto como não foste tu que escreveste achaste por bem que deviamos foder os olhos para conseguir ler! :D

Bino Lento disse...

Não sei qual é o tamanho do teu monitor. Acredito que numa tela de 40'' dê para ler bem!