sexta-feira, 23 de julho de 2010

Daniel Melingo canta Nat King Cole no FMM Sines 2010


Daniel Melingo, um dos mais importantes cantores de tango da actualidade, actua no FMM Sines – Festival Músicas do Mundo 2010. Melingo integra o espectáculo Nat King Cole en Espagnol, dirigido por David Murray, que sobe ao palco do Castelo de Sines, às 22h00, no próximo dia 28 de Julho, dia de abertura do festival.

Nascido em Buenos Aires, em 1957, Daniel Melingo teve formação clássica em clarinete e composição, mas começou o seu percurso profissional na área do rock, como guitarrista e saxofonista. Durante a fase mais repressiva da ditadura argentina, exilou‐se no Brasil, onde fez parte do grupo de Milton Nascimento.

Nos anos 80, foi umas presenças mais importantes no panorama rock do seu país, em grupos como Los Abuelos de la Nada e Los Twist, tendo também vivido em Espanha, onde trabalhou na cena “underground” do país.

De volta a Buenos Aires, começou a reinventar‐se como cantor de tango, lançando o seu primeiro álbum totalmente dedicado a este género, “Tangos Bajos”, em 1998. O segundo, “Ufa”, foi lançado em 2003 e tornou Daniel Melingo uma das figuras de referência do novo tango nos palcos internacionais. Seguiram‐se “Santa Milonga” (2004) e “Maldito Tango” (2008).

Comparado, pela sua força como intérprete, a artistas como Nick Cave, Tom Waits e Paolo Conte, Daniel Melingo é o convidado surpresa do projecto Nat King Cole en Espagnol, onde David Murray, figura de referência do jazz contemporâneo, um grupo de elite do jazz cubano e uma orquestra de cordas formada no seio da Escola das Artes de Sines – Sinfonieta de Sines – fazem reviver uma parte decisiva do repertório de Nat King Cole, as canções em espanhol.


Falta uma semana para começar o FMM.

3 comentários:

D@V|§ disse...

acho que a banda que mais quero ver são os Staff Benda Billi, músicos de rua paraplégicos do Congo.

Quem quiser o album deles que venceu o World Music Award 2010, encontrei-o aqui:

http://www.megaupload.com/?d=1CISC9DZ

Bino Lento disse...

Esse comentário merece post próprio!

bst disse...

e esses rars com password, hem?