domingo, 25 de abril de 2010

B. B. King em Sabrosa


Esta esta notícia surpreendente!!

Dia 29 de Maio este gigante vai estar numa terreola chamada Sabrosa, Minho, a 21km de Vila Real , à borla, numa iniciativa da Rota do Vinho do Porto!!

A notícia pode ser consultada na Blitz.

5 comentários:

José Adelino disse...

A ignorância é do mais triste que pode haver. A gente de trás-os-montes é muitas vezes vista como atrasada em relação ás dos grandes centros urbanos, mas cada vez mais me convenço que, não só isso nao é verdade, como se verifica precisamente o contrário.Se nós, os "atrasados" queremos consumir cultura, entre ela está a musica, vamos vezes sem fim a onde ela acontece,recolhemos a informação necessária para chegar lá etc... quando um evento inverte este sentido " está o caldo entornado" , porque ninguém pode sair do centro de onde tudo acontece... Não sei se devo rir ou chorar!!
Para que fiquem bem informados:

Sabrosa, é sede de concelho e fica em pleno alto douro vinhateiro, trás-os-montes. Têm origem desse concelho personalidades de tão grande nome, como são Fernão de Magalhães e Miguel Torga. E no caso concreto em questão, conseguiu que BB King dê o seu concerto lá , em detrimento de qualquer outro local de Portugal. Agradeçam por isso, porque este senhor não nos visita assim tantas vezes como as que desejávamos.

Bino Lento disse...

Obrigado pelo comentário José!

Não há neste post qualquer ofensa seja a quem for, de que parte do país for, nem tão pouco percebo porque há-de alguém sentir-se inferiorizado pela região onde vive. Ao longo do país existem vários museus, várias casas da cultura, vários locais com espectáculos. É fácil ver esta tendência, e já não falo de locais como Paredes de Coura ou Zambujeira do Mar, mas outros como Porto Côvo ou o Crato ou Gouveia. Tem-se notado também uma tendência para se realizarem espectáculos fora dos locais habituais, tendo Guimarães Coimbra e Braga especial importância neste campo.

Reconheço, não sabia onde ficava Sabrosa, tal como não sei onde ficam 95% das terras portuguesas. De certeza que tem a sua história e os habitantes devem ter orgulho nela. Vão ter um concerto de B.B. King e acho muito bem que hajam grandes concertos fora dos locais habituais. Mas que hajam grandes concertos nos locais habituais também. A cultura deve ser difundida a toda a gente. Agora, sabemos que não é habitual uma terra como Sabrosa acolher concertos destes, e o post original foi nesse sentido. Aliás, se fosse talvez não aparecessem reacções como esta. Se alguma coisa está mal é a centralização da cultura em Portugal. Não sei se Sabrosa fez alguma coisa anteriormente para receber mais nomes grandes, se sim acho muito bem, se não só se podem queixar deles próprios, mas parem com a vitimização e com a auto-pequenez, vejam-se como iguais e não tratem mal quem vos divulga.

Unknown disse...

Caro José,

Lamentamos que se tenha sentido ofendido mas nunca quisemos ofender a cultura e/ou a descentralização da mesma no nosso país.

Gostamos sim de ofender os seguintes intervenientes:
-Tokio Hotel
-30 Seconds to Mars
-Billy Corgan

Entre outros... Não deixam de ser "cultura" mas enfim é para outras pessoas e não os autores deste blog.

Sintam-se à vontade para me corrigir ou acrescentar nomes à "shitlist". :)

José Adelino disse...

Compreendendo as explicações dadas, mesmo assim tenho de vos dizer que, quando damos uma informação pública, a primeira coisa a fazer antes de publicar seja o que for,é recolhermos a informação necessária ( e se possivel correcta) sobre o que estamos a falar. Isto não é pedir demais, é sim estar a ser correcto com quem nos lê, além de salvaguardar a qualidade do blog, das futuras e já expostas informações. Nesse sentido analisem este erro e tentem melhorar numa proxima vez, para que quem vos leia não olhe para este blog com descredito. Em relação á inferioridade dos transmontanos, não falei no sentido de dizer que as passoas de tas-os-montes se acham inferiores, falei sim no sentido de muita gente que se sente priveligiada por viver no centro onde a maior parte da cultura acontece, pelo menos no que diz respeito a grandes concertos internacionais,pensar que o interior ainda é atrasado e sem o direito "proprio" de ser o centro de um acontecimento assim.
Por ultimo, realmente a centralização deste tipo de cultura é um problema que ainda não se consegue contornar no pais, e sabemos que não estamos em vias de se conseguir. O dinheiro não abunda, os patrocinadores não estão dispostos a arriscar muito sem que o seu retorno seja grantido à partida, e verdade seja dita, prioridades maiores ou simplesmente comodismo ( ou falta de visão estratégica de quem comanda, pode e manda) acabam por contribuir para que esse cenário se mantenha.
Sem pretender ofender e sempre em prol da boa e justa informação, deixo um abraço com votos de um bom futuro para vós.

Anónimo disse...

Hey, I am checking this blog using the phone and this appears to be kind of odd. Thought you'd wish to know. This is a great write-up nevertheless, did not mess that up.

- David