segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Apparat Organ Quartet

Este é dos álbuns que mais gosto da década de 2000. Um "quarteto" formado por 5 islandeses, 4 tocam vários tipos de órgãos (daqueles com teclas), desde o Vocoder (alguém falou dos Kraftwerk!?) a sintetizadores diversos, e o outro menos dotado foi relegado para a percussão.

E assim se faz música electrónica!

Até agora só têm este registo editado, de 2002, apesar de a banda já ter sido formada há 11 anos. O homem à frente deste projecto é um frito nórdico viciado em trabalho, e que trabalha em arte, ou seja, é viciado em artismos, artistas, artismanços e outras coisas de artistas e do grande universo da arte, cujo nome deve ser pronunciado com pastilhas Super Gorila ou com uma sandocha de couratos na boca: Jóhann Jóhannsson.

Este tipo tem um obra enorme, segundo a Wikipedia (onde fui consultar o nome dele, que obviamente não sabia de cor). Para os interessados e para quem carregar sem querer, fica aqui o link.


E 2 exemplos nos tubos:

Cruise Control

Stereo Rock 'n' Roll (clip)

domingo, 26 de setembro de 2010

Grandes Artistas... Péssimas Capas

Estava a navegar pelo "Ultimate Guitar Tabs Archive" o seguinte artigo --> LINK. Trata-se dum artigo sobre as 10 piores capas de álbuns de grandes músicos (porque de maus músicos encontram-se às carradas)
Deixo-vos um "cheirinho" do artigo, com comentários de Nick Coffin (achei bastante piada ao comentário)

"Ted Nugent - “Scream Dream”

Every time I look at this cover, my immediate thought is “how are supposed to play guitar when both your arms are guitars?” I then try to answer that question until something else gets my attention. This happens every. Single. Time.


"

sábado, 25 de setembro de 2010

The Poppers - Up With Lust


Up With Lust é o álbum deste ano dos Poppers. Já saiu há uns meses (Fevereiro penso eu), na altura arranjei-o mas entretanto esqueci-me que tinha, e só agora é que comecei a ouvi-lo com mais atenção.

Enquanto o primeiro álbum estava mais pop, este está mais rock.

Desde pequenos que mexem nos discos dos pais como se tivessem sido eles a pagar 2 escudos e 50 centavos por cada um, e ainda andam de Vespa. Isto faz com que soe como se tivesse sido gravado há 40 anos, e faz também com que sejam bastante forretas e tenham dificuldades em meter o telemóvel no modo silencioso.


video de apresentação de Up With Lust

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Festival Amadoras

Dia 25 de Setembro, a partir das 15h, o Parque Aventura da Cidade da Amadora acolhe e dá voz aos projectos que brotam nas suas catacumbas e cavernas.

Inserido no âmbito das festas da cidade, o Festival Amadoras apresenta este ano a sua segunda edição. Traz de volta algumas caras conhecidas e desencanta novas, num evento que não esconde a ambição de se afirmar como um pólo da cultura amadora do concelho. Este ano mantém a aposta nas bandas que a cidade ainda permite que vivam escondidas e traz-nos seis projectos, cada qual no seu espaço. Apresentam-se os Morte em Veneza, com o seu punk crú de chá das cinco, e os OM com a hipnótica electrónica de impossível origem humana. Partilham palco o hip hop com contas por ajustar do XOY e o rock-sushi, soja on the side, dos Jack&Dante. Remata o cartaz o frenético berro rock dos Sycho Muppets e a cosmonáutica amálgama pseudo alternativa dos Orphelia.

Comum entre todos os que constituem este frenesim de sintetizadores, distorções, rimas e refrões, uma vontade única, uma força de vector bem definido: gritar alto e convictamente "esta cidade tem garra!". E depois mostrá-la.

Festival Amadoras, 25 de Setembro de 2010, pelas 15h no Parque Aventura da Cidade da Amadora.

orphelia: www.myspace.com/electricsheepband
sycho muppets: http://www.myspace.com/sychomuppets
jack&dante: http://www.myspace.com/thejackdanteband
xoy: http://www.myspace.com/xoyept

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Concertos em LX

Para os mais distraídos ou mesmo aqueles que não têm paciência para ver a agenda de concertos, ou fazer um scroll na janela de lado, aproxima-se uma grande época de concertos na cidade de Lisboa, farei apenas referência àquelas que mais interesse me despertam.
No corrente mês de Setembro, destaco a actuação de Legendary Tigerman (dia 22) no BES Arte & Finança, entrada livre e limitada aos lugares disponíveis.
Em Outubro podemos contar com concertos de Dead Combo, Orelha Negra e Moonspell (26, 28 e 30/31 de Outubro respectivamente) no Cinema São Jorge.
Chegado o mês de Novembro, a capital recebe as mais ilustres figuras a nível mundial, Black Rebel Motorcycle Club (dia 8), !!! (dia 9), Vampire Weekend (dia 10) , Arcade Fire (dia 18), Gogol Bordello (dia 24)... até o Alice Cooper (dia 29) cá vem. Não esquecendo os artistas nacionais, destaco Pedro Abrunhosa (dia 20) e Sérgio Godinho (dia 26 e 27).
Portanto, haja dinheiro!!!
Já agora, faço também referência ao concerto de Rumours of Fleetwood Mac (uma banda tributo aos Fleetwood Mac) dia 9 de Novembro no Coliseu do Porto, que poderá ser bastante interessante. O nome desta banda também me despertou curiosidade : Master Musicians of Bukkake (17 de Outubro)!!!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Beatles em Hamburgo

Estive de passagem em Hamburgo esta semana, e obviamente passei pela Reeperbahn que contém o Redlight District lá da zona, inclusivé a rua onde mulher nenhuma pode entrar - a Herbertstrasse, que durante o dia tem este aspecto:





Fotos de noite não existem, porque é tão proibido tirar fotos à "mercadoria" quanto o é introduzir "concorrência", se é que me percebem.

A cidade para além do famoso porto também é conhecida como o local onde os Beatles começaram a ganhar fama tocando em diferentes bares, portanto tem vários monumentos e vitrines de bares alegóricos a isso. Eis algumas fotos tiradas após termos visto as meninas em trajes menores sentadas às janelas na Herbertstrasse:









Goston especialmente da estrutura em metal com os 4 Beatles em que cada um pode personificar o Beatle que mais gostar (ou que for mais adequado ao seu tamanho).

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A Naifa

2004 - Canções Subterrâneas

2006 - 3 Minutos Antes da Maré Encher

2008 - Uma Inocente Inclinação Para o Mal


Dos melhores e mais conceituados projectos da música portuguesa, uma excelente fusão entre o fado e a electrónica-pop. As letras são pesadas, fortes, poéticas, adaptam o derrotismo tradicional ao quotidiano contemporâneo.

Nasceu de um conjunto de músicos portugueses apostados em reanimar as raízes tradicionais portuguesas, destacando-se sobretudo o João Aguardela (responsável pelos projectos Linha da Frente e Megafone, pertencendo originalmente aos Sitiados). Temos também no conjunto Luís Varatojo na guitarra portuguesa, companheiro de Aguardela na Linha da Frente, tendo-se destacado nos idos 90's nos Peste & Sida (rockalhada) e sobretudo nos Despe & Siga (skazada).

Um destaque também para Maria Antónia Mendes, dona de uma voz «acolhedora_numa_tarde_de_Outono_a_passar_na_Estefânia_a_cheirar_a_castanhas». Eu sei que isto não é um adjectivo, mas é a melhor maneira que tenho para classificá-la.

Para compôr ainda mais o ramalhete, estes tipos são incriveis ao vivo. Tudo aquilo funciona muito bem, sabe muito bem, e deixam sempre um rebuçadinho para o fim, daqueles tipo Dr. Bayard - lembramo-nos do sabor mas já não comemos nenhum há vários anos - sendo geralmente a Tourada de Fernando Tordo. No entanto no último concerto terminaram com uma fabulosa versão da desfolhada que de certeza levaria a própria Simone de Oliveira às lágrimas.


Señoritas


Esta Depressão que me Anima

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Incrivel Tasca Móvel - à borla

O postal diz tudo:


Mais informações sobre o projecto em http://www.piajio.org/

Músico Britânico Morre Ao Colidir Com Fardo de Feno


Fundador do grupo de rock sinfónico Electric Light Orchestra, Mike Edwards morreu na sexta-feira na sequência de um acidente de viação, no sudoeste do Reino Unido.

Segundo as autoridades policiais, um fardo de feno de 600 quilos terá caído de um tractor, colidindo com a parte dianteira da camioneta onde circulava o músico de 62 anos.

O embate levou ao capotamento do veículo, que embateu num outro carro, apesar de não ferir o ocupante desta última viatura.

As autoridades conseguiram identificar Mike Edwards na sequência de vídeos do músico, que circulam na Internet.

Ex-membro dos Electric Light Orchestra, Mike Edwards era violoncelista e deu que falar na banda, durante os anos 70, pelo rock sinfónico que produzia.


CORREIO DA MANHÃ



Os E.L.O. foram uma banda com uma catrefada de álbuns e outros tantos elementos, tendo começado no psicadélico e acabaram naquelas coisas tipo disco elaborado dos anos 80. Pessoalmente prefiro muito mais as capas dos álbuns deles (Hipgnosis na sua maioria, apesar da capa mais famosa ser a imagem à direita, do álbum "Out of the Blue, da autoria de Kosh) que a música.