sexta-feira, 14 de maio de 2010

A Scanner Darkly


Não sei se conhecem o livro, o filme, ou a banda sonora. Qualquer uma das obras é fantástica.
O 1º é de Philip K. Dick, escritor de obras distopianas como ´Do Androids Dream of Electric Sheep?' (adaptada ao cinema como Blade Runner), 'We Can Remember It for You Wholesale' (adaptada para o grande ecrã como Total Recall) e do Minority Report.
O 2º é de Richard Linklater que para produzir o filme utilizou uma técnica de rotoscópio, maioritariamente utilizada em filmes de animação. Dá ao filme um aspecto estranhíssimo, ao penas semelhante a outra obra do mesmo autor - Waking Life. Também realizou os filmes Dazed and Confused, Before Sunrise e a sequela After Sunrise.
A 3ª é maioritariamente composta por Radiohead e Thom Yorke, o que dispensa demais comentários.

Ver o filme é uma tripe gigantesca, ler esta semi-autobiografia de dependência e tragédia ao som da banda sonora é ainda mais cativante! É uma homenagem a todos os que sofreram de dependência durante a cultura de drogas dos 1970s. O próprio autor afirmou que durante anos tomou anfetaminas e outras drogas, primeiro por solidão e desconsolo, depois porque não conseguia trabalhar de outra forma. É algo que se vê/lê e que deixa uma mensagem inquietante muito depois de terminado.

E os créditos finais, ao contrário de quase tudo o que vi, acabam em beleza: link

Estando aí a feira do livro até Domingo, vasculhem, costuma haver muita coisa do autor em alfarrabistas.

Sem comentários: