sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Mashup: Beatles + LCD Soundsystem + Kinks

Não sou lá grande fã de mashups, mas volta e meia lá me aparece um à frente (e às vezes até tento fazer os meus, mas sem grande sucesso) e acabo por ouvir, com algum esforço. Mas hoje apareceu-me um que achei muito bom mesmo, e está disponivel para download gratuito em mp3 aqui.

Foi feito por um tipo que aparentemente passa a vida a fazer coisas estas, pelo menos a avaliar pelo myspace dele, onde podem ouvir esta e outras músicas.



UPDATE: este tipo tem coisas bastante engraçadas, até bem feitas! O Brazilian Star Wars é altamente recomendado!

domingo, 25 de outubro de 2009

The Legendary Tiger Man - Femina

3 anos após o lançamento de "Masquerade", o alter-ego de Paulo Furtado, Legendary Tiger Man, regressa a cena musical com um novo álbum, tratando-se este de um ambicioso projecto de duetos muito no feminino, com nomes tão nossos conhecidos como Peaches, Rita Redshoes, Asia Argento, Maria de Medeiros, entre outras. A já habitual guitarra Blues a que Tiger Man nos tem habituado, lado a lado com vozes femininas e versos contagiantes, fazem deste um album com uma energia bastante poderosa.
Somos então presenteados com um óptimo albúm, mas não apenas isso, trata-se também de um album que honra sobretudo a mulher, a feminidade, a deusa Vénus, quer na capa, quer em cada uma das faixas que o compõem. Paulo Furtado está de Parabéns.

sábado, 24 de outubro de 2009



The XX - XX

Isto há nomes do Diabo. Pois é, mas como não são os nomes que fazem as pessoas, mas sim as pessoas que fazem os nomes, gosto disto! É um album que vale a pena ouvir integralmente (também se não fosse não o metia aqui..) . A sonoridade é bastante minimalista e ritmada, com melodias interessantes, uma voz feminina, e uma guitarra eléctrica a realçarem-se.
Gostei muito, já ouvi algumas vezes seguidas, recomendo para começar a audição da faixa 3 - Crystalised .

Sérgio Godinho - O Irmão do Meio


Isto do José Mário Branco com o Sérgio Godinho já vem de longe: desde os tempos do Charlatão!
Em 2003 saiu O Irmão do Meio, duetos de Sérgio Godinho com gente convidada (como se vê bem na capa) de temas originais, mais ou menos antigos, do Sérgio. Claro que o José Mário Branco tinha que estar cá, a tocar uma daquelas da revolução: Que Força é Essa, original de 1971. Nesta versão dueto, o convidado é também o dono da produção e arranjos; de outra maneira não podia ser: há um artista maior, paralelo, mas naturalmente menos conhecido do grande público, como produtor. Em tempos esteve por trás de algumas das mais célebres músicas de Zeca Afonso, e ainda hoje produz outras bandas, músicas para séries de televisão e teatro.

Sérgio Godinho + José Mário Branco - Que Força é Essa:



(A avaliar por esta imagem, Sérgio Godinho foi facial e capilarmente influenciado por Neil Young!)

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

José Mário Branco - Mudam-se os Tempos Mudam-se as Vontades


Ainda no José Mário Branco, num registo já clássico, o álbum e música que o tornaram mais conhecido do grande público, título "roubado" a Camões. Já que estamos nos clássicos, é cliché mas obrigatório falar do FMI.

José Mário Branco - Mudam-se os Tempos Mudam-se as Vontades:

José Mário Branco - Resistir É Vencer



Este é o último álbum de originais até agora do José Mário Branco. A crítica social, o humor e as composições... excelente! Como diz a capa, teve as participações de Fausto e Sérgio Godinho. Aliás, foi aqui que a ideia de um concerto em conjunto do trio no mesmo palco nasceu.

"And now ladys and gentlemen, the one and only, Jose Mario Branco..."

José Mário Branco - Onofre:

Lego Rock Band


A febre dos Guitar Hero's está-se a alastrar até à exaustão! É aproveitar enquanto vende! Em Novembro (mesmo a puxar para o Natal) é a Lego que também vai mandar cá para fora a sua versão do jogo. Na Wikipedia já esta a informação toda.

VA - UPA: Unidos Para Ajudar 2008

Ainda nas compilações, no final do ano passado saiu uma com vários duetos de artistas portugueses com originais para a UPA - Unidos Para Ajudar, com fins para beneficiencia. Também aqui aparece o José Mário Branco, com os Mão Morta, assim como o Sérgio Godinho em dueto com a Xana dos Rádio Macau. Já agora, como ponte para o post anterior, de assinalar JP Simões com Rodrigo Leão. Esta edição estava a venda também na FNAC (exclusivamente penso eu) pela quantia de 10€. As canções foram saindo ao longo do ano, algumas delas foram passando por essas rádios fora (na Radar por exemplo), como os Xutos e Pontapés com os Oioai ou Jorge Palma com os Clã. Na altura andou esgotado (era altura do Natal...) e hoje em dia não sei se ainda se encontra à venda, ou se foi apenas um lançamento sazonal.


Mão Morta + José Mário Branco - Loucura:

VA - Uma Outra História


A propósito dos concertos do José Mário Branco com o Fausto e o Sérgio Godinho, lembrei-me que há muita música portuguesa que estes senhores criam, criaram, ajudaram a criar e influenciaram. Em particular o José Mário Branco. Não vale a pena divagar sobre a vida e obra dele, para isso existe a Wikipedia. Prefiro antes falar, ouvir e dar a ouvir amostras da sua arte, daquilo que o tornará conhecido até, pelo menos, a próxima época glaciar.
É assim que chegamos a um grande influenciado, JP Simões, e, aproveitando a deixa, uma excelente compilação promovida pela FNAC em 2005, distribuida gratuitamente e por isso desapareceu num instante e hoje em dia é dificil de encontrar. Consiste em agrupar musicos portugueses e pedir-lhes para fazerem versões, e nem de propósito, começa o José Mário Branco a cantar O que Será (à Flor da Pele), e termina com o projecto efémero do Zé Pedro dos Xutos que, no ano seguinte, foi apresentado em Paredes de Coura, com o tema Call Up. Pelo meio temos versões de temas dos Ornatos Violeta, Velvet Underground, Wim Wenders, Buffalo Springfield, etc. E claro, foi aqui que apareceu o JP Simões a cantar a inquietação, do JM Branco, tema posteriormente incluido no álbum 1970.

JP Simões - Inquietação:

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Bilhetes para Peter Murphy

Tem-se falado neste concerto aqui no blog, e recebi há pouco um mail da reitoria da UL a dizer que têm 50 bilhetes para oferta.

"Oferta de bilhetes aos estudantes da UL
Peter Murphy

SÁBADO, 31 OUTUBRO | 21h30 | AULA MAGNA

Apesar de ser um dos grandes senhores da música independente, quando se fala de Peter Murphy é impossível separá-lo do seu percurso com os míticos Bauhaus, ainda uma das maiores referências no meio alternativo.

Peter Murphy vem agora apresentar o seu mais recente trabalho, “Secret Covers”, numa versão mais intimista do que tem vindo a ser hábito.



Bilhetes para os estudantes da Universidade de Lisboa
A Reitoria da UL, em parceria com a PortoEventos, oferece 50 bilhetes a alunos da Universidade de Lisboa, na acção que desenvolve para promover a vivência cultural dos seus estudantes, a levantar a partir de 27 de Outubro, às 10h30, na Reitoria - Divisão de Actividades Culturais e Imagem. A apresentação do Cartão de Estudante é obrigatória.

Bilhetes para o restante público
Doutorais: 35 euros;
Primeiro Anfiteatro: 30 euros;
Segundo Anfiteatro: 25 euros."

Damon Albarn - Democrazy


Isto mais parece Daniel Johnston! Pequenos fritanços do Damon que foram lançados apenas em vinil numa edição limitadíssima.

Damon Albarn - I Miss You:


(O Paul McCarntney não aparece em nenhuma das músicas, só gostei da foto)

domingo, 18 de outubro de 2009

Black Merda - The Folks From Mother's Mixer



O nome em português soa um bocado mal... mas a ideia era fazer o trocadilho com "murder" (e aliás é murder que se diz). São uns dos primeiros grupos só de negros a fazer rock, dado que nesta altura estes conjuntos eram quase exclusivos da Motown. Há muito de "blackspoitation" nesta banda, mas isso não lhes tira o virtusismo.
Este álbum é um 2 em 1: são os 2 primeiros álbuns da banda, editados nos anos 60, numa compilação de 1995.

Black Merda - Cynthy-Ruth:

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Joan as Police Woman ao vivo


Alguns lembram-se dela como namorada de Jeff Buckley. Contudo, Joan Wasser possui um currículo invejável onde se contam actuações ao vivo e em estúdio com artistas como Lou Reed, Leonard Cohen, Rufus Wainwright e Anthony and the Johnsons, é uma artista que passou um pouco despercebida ao longo dos anos, mas que vale a pena 'descobrir'. Lançou este ano um álbum de versões chamado "Cover" que só pode ser adquirido nos seus concertos, e volta hoje a Portugal, passado um ano desde a última vez que cá esteve, para dar um concerto no Lux às 23h, os bilhetes custam 18€. Na lista de versões constam músicas como Fire (Jimi Hendrix), Baby (Iggy Pop), Sacred Trickster (Sonic Youth) e outras.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Medeski Martin and Wood - Radiolarians III


Este é o 3º álbum de uma série com o mesmo nome deste curioso protozoa amebóide.

O BST já tinha postado aqui em Agosto sobre a banda, mais precisamente sobre o album Uninvisible de 2002. Desde que saiu a 3ª parte desta série que é editada em edição especial a 24 de Novembro, que eu ando completamente agarrado a isto. Ouçam a 4ª faixa, Undone, é das coisas melhores que tenho ouvido ultimamente. Esta gente percebe mesmo disto, não fossem eles colaboradores em diversas ocasiões com o grande John Scofield, uma das lendas do jazz contemporâneo. Excelente é também isto do album End of The World Party (Just in Case) de 2004.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Esbjörn Svensson Trio


Jeff Buckley, Mary Jo Kopechne (secretária de Ted Kennedy), Dennis Wilson dos Beach Boys e as figuras mitológicas Ícaro e Egeu têm todas uma coisa em comum com o médico alemão Josef Mengele, mais conhecido como "Anjo da Morte" do KZ Auschwitz-Birkenau. Para além de serem todos famosos, também morreram afogados.

Após esta introdução disparatada, quero dar-vos a conhecer um álbum que achei brilhante. Chama-se Leucocyte e foi editado em 2008 pela banda sueca de jazz Esbjörn Svensson Trio, cujo elemento principal e pianista conceituado Esbjörn Svensson também teve em 2008 o mesmo desígnio infortunado das personalidades acima mencionadas. Deixou uma obra extensa desde 1992, somando, com gravações ao vivo 12 álbuns e 1 DVD. O último álbum, tal como grande parte da discografia não é de todo de abordagem fácil e imediata. É um rasgo de génio ao qual se tem que dedicar umas horas de solidão.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

I Was Wrong

O concerto de Peter Murphy em Lisboa ocorrerá dia 31 de Outubro de 2009 na Aula Magna, ao contrário do anunciado em baixo, no Porto é que será dia 1 de Novembro na casa da música. Peço desculpa pelo lapso. Confirmem no site oficial do artista em questão aqui.

Peter Murphy


Será no próximo dia 1 de Novembro de 2009 que Portugal volta a receber o lendário e carismático Peter Murphy, exactamente após um ano da sua actuação no Coliseu dos Recreios, deta vez actuará no Centro Cultural de Belém. Recomendo por experiência própria. Não encontrei informações relativamente ao preço, mas em breve deverá estar disponível no site do Centro Cultural ou na Agenda de Concerto da Epilépsia Emocional.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Kraftwerk - The Catalogue

As remasterizações andam ai, e desta vez são os Kraftwerk. Há 3 dias na Alemanha (na versão alemã) e hoje no resto do mundo (na versão inglesa), saiu uma caixa com a obra dos Kraftwerk: 8 álbuns de 1974 a 2003.
Esta caixa vai estar disponivel em CD, formato digital e Vinil (apenas disponivel em Novembro).



Antes de ficarem com o nome Kraftwerk, chamaram-se Organisation e dedicavam-se a uma sonoridade bem mais frita que aquela a que estamos habituados!

sábado, 3 de outubro de 2009

Devendra Banhart - Novo Album


Dia 27 deste mês sai o novo álbum do Devendra! Chama-se What Will We Be, e uma pequena amostra, sob o formato de EP chamado Baby, já anda por ai a circular. São 3 músicas bem animadas, um Devendra clarissimo, do melhor que já se ouviu - mesmo não tendo a Natalie Portman, que era uma clara mais valia! Estas 3 faixas deixam assim antever um álbum que provavelmente vai passar o inverno no meu Zippy!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Bom, pelo menos temos visitas!

Blogger has been notified, according to the terms of the Digital Millennium Copyright Act (DMCA), that certain content in your blog is alleged to infringe upon the copyrights of others. As a result, we have reset the post(s) to "draft" status. (If we did not do so, we would be subject to a claim of copyright infringement, regardless of its merits. The URL(s) of the allegedly infringing post(s) may be found at the end of this message.) This means your post - and any images, links or other content - is not gone. You may edit the post to remove the offending content and republish, at which point the post in question will be visible to your readers again.

A bit of background: the DMCA is a United States copyright law that provides guidelines for online service provider liability in case of copyright infringement. If you believe you have the rights to post the content at issue here, you can file a counter-claim. For more information on our DMCA policy, including how to file a counter-claim, please see http://www.google.com/dmca.html.

The notice that we received, with any personally identifying information removed, will be posted online by a service called Chilling Effects at http://www.chillingeffects.org
. We do this in accordance with the Digital Millennium Copyright Act (DMCA). You can search for the DMCA notice associated with the removal of your content by going to the Chilling Effects search page at http://www.chillingeffects.org/search.cgi, and entering in the URL of the blog post that was removed. If it is brought to our attention that you have republished the post without removing the content/link in question, then we will delete your post and count it as a violation on your account. Repeated violations to our Terms of Service may result in further remedial action taken against your Blogger account including deleting your blog and/or terminating your account. If you have legal questions about this notification, you should retain your own legal counsel.

Sincerely,

The Blogger Team

Affected URLs:

http://we-might-be-wrong.blogspot.com/2009/09/sparks-lil-beethoven.html